domingo, 30 de novembro de 2008

O Medo da Morte


Uma vez quando eu era pequena e estava tomando banho de piscina com alguns colegas, percebi que uma das minhas amigas estava se afogando. Com isso, fui tentar ajudá-la, mas ao invés de salvá-la, eu acabei por me afogar também ... não morri (óbvio) ... mas foi horrível. Eu nunca imaginei que fosse tão ruim a sensação de está “frente a frente “ com a morte. Alguns anos depois quando me lembrava dessa situação comecei a me questionar o porque de sentirmos tanto medo da morte. Estamos tão acostumados com a vida que e de como a vivemos que não nos cabe pensar que um dia ela vai acabar. É por isso que todas as vezes em que vamos pensar na morte e nas varias maneiras em que ela é realizada nos dá um aperto no peito e sentimos vontade de mudar de assunto. É claro que nem todos pensam assim, existem aqueles que encaram a morte como uma coisa da vida e não tem nenhuma preocupação em relação a isso. De acordo com Montaigne, isso seria uma solução para se viver feliz. Já que a única coisa que nos impede de viver é morrer, devemos nos preparar para a morte, pois ela é inevitável. Mas não é tão fácil assim parar e dizer: “eu vou morrer um dia... que legal!”, pois muitas vezes pensar nisso estraga alguns bons momentos; entretanto, quem sabe se enquanto eu me afogava eu pensasse que morrer é realmente “legal”, talvez assim não tivesse ficado com tanto medo?!



Texto produzido por Allanda Bárbara, aluna da 3ª Série do Ensino Médio do CMAC, na disciplina de Filosofia, ministrada pelo professor Sandro Cocco


Fonte: reflexão sobre a matéria “Olhos nos Olhos da Morte”, na coluna Café Filosófico da Revista “Discutindo Filosofia” Ano 1, N° 04

domingo, 23 de novembro de 2008

A CONDIÇÃO INTELECTUAL NADA TEM HAVER COM A CAPACIDADE DE AMAR



Até onde o amor preenche o campo da razão humana ou ele também se faz presente na loucura? Desde a mais remota noção da história da raça humana o homem sempre teve problema em se relacionar com seu semelhante. Desta feita, o que dizer então do relacionamento homem com aqueles que a si se apresentam “diferentes”?
A inclusão tem se tornado um tema bastante atual nos debates sobre ensino-aprendizagem. Com este foco vêm à tona inúmeras referências até mesmo de erros do passado, quando se expurgava do convívio social aqueles que a sociedade tinha como anormal ou diferente. Depois de séculos, passou-se a trabalhar de maneira diferente com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Foram criadas casas de apoio para específicas necessidades e também assistência aos pais. Porém, a exclusão ainda estava em pauta.
A partir de meados do século XX a temática de inclusão ganhou força e caráter mais humanitário. As crianças portadoras de necessidades especiais agora podem fazer parte do convívio social do mesmo jeito que as demais crianças. As escolas estão se preparando para tal possibilidade se tornar realidade.
Baseado nesta temática o professor Daurí nos mostrou um filme sobremaneira excelente, que tem por título Uma Lição de Amor. Um drama comovente do diretor Jessie Nelson, criado em 2001 nos Estados Unidos, que conta a historia de Sam Dawson, um deficiente mental (retardo mental e autismo) que diante da possibilidade se tornar se vê abandonado pela mulher e tem que criar sua filha Lucy em meio as suas limitações. Ao completar sete anos de idade, a garota chega ultrapassar seu pai intelectualmente.
A forte ligação existente entre os dois se torna ameaçada quando uma assistente social decide que a menina não deve ser criada pelo pai, pois o mesmo não tem a capacidade de lhe garantir todas as condições paternas que a sociedade espera de um homem. Assim, Ela decide que a menina precisa viver com uma família adotiva. Diante de situação em que aparentemente é impossível sair vitorioso, Sam decide enfrentar o sistema da lei e estabelece um relacionamento não tão comum com Rita Harrison, uma poderosa advogada que inicialmente aceita o caso de graça apenas por ter sido desafiada por seus colegas.
Em meio às diferenças dos dois existem inúmeras semelhanças, o que demonstra a necessidade que o homem tem de amar e ser amado. Sam é compulsivo o que lembra a muito em Rita sua obsessão em se ver aceita pelo meio social em que vive. Seu espírito perfeccionista e sua jornada pelo sucesso a afasta de seu filho, o que vem a destruir de forma lenta seu casamento e sua auto-estima. Unidos, passam a se empenhar em convencer o sistema.
Ao longo desse processo, criam um vínculo que resulta num testemunho singular do poder do amor incondicional, onde os dois saem ganhando – Sam por recuperar a guarda de sua filha e Rita por aprender a dar valor às pequenas coisas da vida e perceber que seu filho é bem mais importante do que se sucesso egocêntrico.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

...

eh verdade o lance do papel? lembre de mim quando tocar Um beijo pra acabar
vc num tem noção do quanto é bom ouvir sua voz. confesso q estou com medo tb
cara .. falando serio fik aq comigo fica mais umpouco?
meu amor, eu volto, eu prometo
vcnao vai me axar maluca^? nao me axe louca, mas to confusa. Parece que nao to gostando de vc somente como amigo. quero estar ao seu lado, ainda mais depois que falei com vc huj
entao somos dois. eu tb tô lesadim
"vou te pegar na sua casa, deixa tudo arrumado..."
jura pra mim??? por favor..odeio mentira.. eu tenho trauma.. seja sempre sincero comigo?
eu nao mentiria apenas pra te deixar feliz ou algo assim
mas eh estranho gostar de alguem q eu nao conheco nao axa? fico pernsando em vc a cada instante
eu tb to sentindo isso. principalmente quando tudo começa em uma brincadeira e vai sei lá se enraizando. e passa a tomar nossa mente, nosso tempo, nosso sono, nosso banho
eu penso em vc o tempio todooooooooooooe olho semp´re o meu ce pra ver se tem torpedo seu masnunca temm
ae zeus, essa minha vida acontece cada uma. estranho, como é estranho susurrar um nome
to gostandoooooooooomuiiitoooooooooooooo de vc. sinto ate saudade,..( como se algum dia ja tivesse tiudo vc do meu lado ). ta vendo a musica q to ouvinso? vou te pegar na sua casa.. deixa tudo arrumado... vou te levar comiugo
eu amo essa musica. é muito surreal, tipo, é algo q eu sempre sonhei em dizer a alguém. acho q esse alguem vai ser vc. pq vc num tá aki?
comopeu qria estar ai do seu lado. e serio, ta estrandho, to com medo. axo que vou me afastar de vc
mas meu medo maior é de mim mesmo. Machado de Assis diz: "longe dos olhos, longe do coração
nbao quero me afastar de vc mas axo que o q to sentindo eh loucura. caramba eh tyao bom ouvir sua voiz
tb gosto de ouvir a sua. eu tenho muito medo, lembra q eu disse isso: tenho medo de mim. tenho medo de machucar vc amor. tenho medo da distancia. tenho medo dos meus erros e do que sou. to falando assim caso venha a errar.
vamos esquecer o dia de hj?
nao posso, meus erros e meus acertos sao meus guias. e hoje... eu ouvi sua voz pela primeira vez... nao quero nunca esquecer esse dia. "a verdade não cabe no amor". ate onde a verdade cabe no amor?
e quanto mais tento acordar, mais pareco estar sonhando;.;;
as vezes é bom ser meio louko né?
Amorrrrrrrr
Oi
me da agunia vc ai e nao tc comigo.. mas sei q estas ocupado.. entao quando vc acabar ai a gente tc direitoo
tentando fazer umtexto pro meu blog, adivinhe sobre o q o texto?
nao sei
vai ficar na curiosidade

sábado, 1 de novembro de 2008

Um fã e uma palheta




Aqui três fotos que tirei com a palheta do Nando Reis, uma delas com duas princesas que amo muito...
abaixo duas letras do Ruivo que so "os diabos nessa linda historia sendo anjos" compreenderão

"N"
E agora, o que eu vou fazer?
Se os seus lábios ainda estão molhando os lábios meus?
E as lágrimas não secaram com o sol que fez?

E agora como posso te esquecer?
Se o seu cheiro ainda está no travesseiro?
E o seu cabelo está enrolado no meu peito?

Espero que o tempo passe
Espero que a semana acabe
Pra que eu possa te ver de novo

Espero que o tempo voe
Para que você retorne
Pra que eu possa te abraçar
e te beijar
de novo

E agora, como eu passo sem te ver?
Se o seu nome está gravado no
meu braço como um selo?
Nossos nomes que tem o N
como um elo

E agora como posso te perder?
Se o teu corpo ainda guarda o
meu prazer?
E o meu corpo está moldado
com o teu?
"A letra A"
A letra A do seu nome
Abre essa porta e entra
Na mesma casa onde eu moro
Na mesa que me alimenta


A telha esquenta e cobre
Quando de noite ela deita
A gente pensa que escolhe
Se a gente não sabe inventa
A gente só não inventa a dor
A gente que enfrenta o mal
Quando a gente fica em frente ao mar
A gente se sente melhor


A abelha nasce e morre
E a cêra que ela engendra
Acende a luz quando escorre
Da vela que me orienta
Apenas os automóveis
Sem penas se movem e ventam
Certeza é o chão de um imóvel
Prefiro as pernas que me movimentam


A gente em movimento: amor
A gente que enfrenta o mal
Quando a gente fica em frente ao mar
A gente se sente melhor

O Ruivo


31 de outubro de 2008, acho que não esquecerei esse dia. Tive a oportunidade de estar no lugar certo, na hora certa, com as pessoas certas (ou nem tão erradas, rsrsrsr) ouvindo o que mais gosto - música de boa qualidade. Meu deus... presenciei uma performance do Nando Reis que me fez nostalgiar algo não vivido.
Em seus transes musicais o Ruivo parecia Raulzito, em outros momentos lembrava sua tão adorada amiga Cassia Eller, ou quando não, vinha a mente a expontaneidade do Renato Russo e as perversidades sexuais do Cazuza... kkkk risos para o "a sua boca na minha."
Mas não, era apenas Nando Reis, apenas cito aqui em forma de ironia. Pois, quando o mesmo saiu dos Titãs pouco se esperava de sua fama. O destino nos pregou uma peça, O infernal sozinho ae fazendo sucesso indizível e os Titãs... ?!
Acho que o Ruivo esta se encontrando a cada dia com o que chamo de perfeição musical pessoal.
O que mais dizer dessa noite inesquecível? Ganhei uma palheta hahaha, melhor... comprei kkkk
visitei amigos que moram em meu coração nessa tão linda cidade, aprendi um pouco sobre amor e sofrimento com minha amiga Nah...
e comprei um DVD de Cassia Eller de 16,90 divido em 6 vezes no cartão... kkkk isso sim que e economia
No mais... so a lembraça eterna de um fã infernal