quinta-feira, 3 de julho de 2008

"O ócio dignifica o homem"



Hoje em dia vivemos sempre correndo de um lado para outro sempre apressado sem conseguir conciliar milhares de atividades sejam elas: escola, faculdade, trabalho e muito trabalho.
Estudamos 20 anos de nossas vidas para depois trabalhar o resto dela, e nos agarramos a empregos que geralmente não desejamos submetendo até nossos fins de semana para saciar a nossa fome consumidora com a qual estamos sendo instigados pelo capitalismo. Morrendo de trabalhar e recebendo um valor pífio no fim do mês para enriquecer os poucos detentores dos meios de produção. Fazendo com que as pessoas fiquem bitoladas em somente trabalho e mais trabalho sendo alienados sem ter tempo pra refletir sobre a realidade "escravista" em que você é um consumista já consumido pelo capitalismo. com isso surgem frase do tipo "o trabalho edifica /dignifica/ santifica o homen". Desde de quando o trabalho faz isso?!?! Quem oferece isso ao homem é um emprego valorizado pela sociedade ou as más condições a qual é submetido ou /e excesso de trabalho que proporcionam ao indivíduo, doenças e desilusão. Desilusão por ter trabalhado e "gerado riqueza ao seu país"(marketing capitalista) a vida toda e muitas vezes não ter nem uma casa própria, não poder oferecer uma educação de qualidade aos seus filhos(que só se encontram em escolas particulares) e não ter direito a uma assistência social.

Alguns especialistas afirmam que o tempo livre é um marco para se abandonar ao puro lazer. Assinalam que o fato de "não fazer nada" é um exercício de criatividade, porque consiste em fazer o que dá vontade em uma pessoa, ao contrário do que é imposto ou proposto por outros. Segundo especialistas, quando o cérebro registra que haverá um tempo livre e relaxante, se produz uma sensação de prazer e tranqüilidade prévios, como se já se vivesse nessa situação, e a mente e o corpo descansam por antecipado, ou contrário do trabalho que quando você pensa chega da uma dor na consciência, salvo os que realmente estão realizados com seu emprego(oque muitos afirmam, porém não condiz com a realidade).

E vivamos o direito á preguiça, correpondente não ao direito á sobrevivência mas ao direito do prazer de viver!!!!!!



5 comentários:

Sandro Plebeu disse...

Muiiittooo massa o texto Rafa

inda mais pq é um testo verdadeiro
:p
feito por vc o rei da priguiça
kkkkk

brincadeira fi

mas ficou massa

da gravura a idéia do amarelo
kkkkkkkkk em off

Silas Torres disse...

deu uma vontade de durmir e sair daki da loja =/

Gilrllan disse...

Hora bolas não me amole com esse papo de emprego, o que eu quero é sossego!!!

hauhuahuaha ^^

muito bom o texto

Economia disse...

Brasilia, cidade dos sem-tetos, marginalidade, prostituição... é o que dizem!

Alias, dizem que tudo de bom e ruim começa por ali...mais por que?

JeddiDantas disse...

quero dormir....


...zZzZzZ...