quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

As laranjas da Garota


Não é só um lugar na existência que nós temos. Temos um tempo limitado que nos foi atribuído.


Eu não tenho nada contra sombra, delineador ou lápis de sobrancelha. Mas acontece que estamos em um planeta no espaço sideral. E não existe ideia mais maluca do que essa! É uma loucura pensar que o espaço existe. Mas há garotas que, por causa da sombra e do delineador, não consegue enxergar o espaço cósmico. E sem dúvida também há rapazes que, por causa do futebol, são incapazes de ver o horizonte.


Quem não vive agora não vive nunca. O que você está fazendo?


Mas o que é o ser humano? Quanto vale um ser humano? Será que somos apenas poeira que qualquer ventania levanta e espalha? Lá fora, atrás das galáxias, talvez esteja a resposta para a pergunta "o que é o ser humano".
Pode ser que a nossa criação ainda não esteja completa.


O mundo não era um conto de fadas extraordinário e único? Estou falando no tempo em que o ser humano era um ser humano, ou seja, nada mais e nada menos que um íntegro e soberbo ser humano. Naquele tempo o mundo era uma aventura fascinante.


O que você escolheria se um poder superior lhe desse a possibilidade de escolher? Você teria optado por uma vida nesta Terra, breve ou longa, dentro de cem mil ou cem milhões de anos? Ou teria se recusado a participar deste jogo por não poder aceitar as regras?
Qual seria sua decisão se você tivesse a possibilidade de escolher? Optaria por uma vida breve aqui na Terra, para depois de poucos anos separar-se de tudo e nunca mais voltar? Ou diria " não, obrigado!"? Você só tem essas alternativas. É a regra. Se optar pela vida, também está optando pela morte.


Dar a vida a uma criancinha não significa apenas lhe dar o mundo de presente. Também significa um dia tomar dela esse presente inconcebível.


Posso mesmo ter certeza que não há outra existência depois desta? Posso ficar convencido que não estarei em algum lugar quando você ler este texto? Não, certeza absoluta eu não posso ter. Pois se o mundo existe, todos os limites da improbabilidade já foram ultrapassados. Mas o sonho do improvável tem nome. Chama-se "esperança".


A gente vem uma única vez a este mundo. Nós não passamos senão um breve momento aqui. A vida é curta para todos os que conseguem entender que, um dia, o mundo chegará definitivamente ao fim. Mas, nem todos entendem o que significa, de fato, um dia partir para sempre, para toda a eternidade. Existe tanta coisa que dificulta essa percepção, hora a hora, minuto a minuto.

O brevíssimo momento que me é dado viver neste mundo é minúsculo em comparação com a eternidade em termos de tempo anterior e posterior. Mesmo sabendo que uma coisa era uma delícia maravilhosa, eu me recusaria delicadamente a degustá-la se o pouquinho que me deixassem provar não pesasse mais que um miligrama.


A vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. Você que está lendo este blog é um número vencedor. Sorte sua!!!


Textos extraídos do livro A Garota das Laranjas de Jostein Gaarder
Sugestão de Leitura ^^

3 comentários:

jeffersonsk8 disse...

Isso sim é que chamamos de filosofia
rsrsrsrsrs
No meu caso eu escolheria viver sim,mesmo que ganhando a morte de brinde."O bom de viver é estar vivo",com a chegada da morte não sei o que vai acontecer e tbm tenho certeza que a vida não é um conto de fadas,apenas algumas pessoas acham isso.enfim eu nem sei mais o que tou falando porq o ser humano é complicado mesmo,desde sua existencia até a morte.É vivendo pra saber.

R@mon_Vitor disse...

Ótimo post.
Gosto muito do livro, e dos livros do Jostein em geral...
Ótima surpresa encontrar seu blog, pode ter certeza que voltarei.
Parabéns.
Até mais.

Agatha Julie disse...

cada vez me surpreendendomais com seus posts... te amo muito.. e ainda vou terminar de ler o livro...rs