domingo, 23 de novembro de 2008

A CONDIÇÃO INTELECTUAL NADA TEM HAVER COM A CAPACIDADE DE AMAR



Até onde o amor preenche o campo da razão humana ou ele também se faz presente na loucura? Desde a mais remota noção da história da raça humana o homem sempre teve problema em se relacionar com seu semelhante. Desta feita, o que dizer então do relacionamento homem com aqueles que a si se apresentam “diferentes”?
A inclusão tem se tornado um tema bastante atual nos debates sobre ensino-aprendizagem. Com este foco vêm à tona inúmeras referências até mesmo de erros do passado, quando se expurgava do convívio social aqueles que a sociedade tinha como anormal ou diferente. Depois de séculos, passou-se a trabalhar de maneira diferente com as pessoas portadoras de necessidades especiais. Foram criadas casas de apoio para específicas necessidades e também assistência aos pais. Porém, a exclusão ainda estava em pauta.
A partir de meados do século XX a temática de inclusão ganhou força e caráter mais humanitário. As crianças portadoras de necessidades especiais agora podem fazer parte do convívio social do mesmo jeito que as demais crianças. As escolas estão se preparando para tal possibilidade se tornar realidade.
Baseado nesta temática o professor Daurí nos mostrou um filme sobremaneira excelente, que tem por título Uma Lição de Amor. Um drama comovente do diretor Jessie Nelson, criado em 2001 nos Estados Unidos, que conta a historia de Sam Dawson, um deficiente mental (retardo mental e autismo) que diante da possibilidade se tornar se vê abandonado pela mulher e tem que criar sua filha Lucy em meio as suas limitações. Ao completar sete anos de idade, a garota chega ultrapassar seu pai intelectualmente.
A forte ligação existente entre os dois se torna ameaçada quando uma assistente social decide que a menina não deve ser criada pelo pai, pois o mesmo não tem a capacidade de lhe garantir todas as condições paternas que a sociedade espera de um homem. Assim, Ela decide que a menina precisa viver com uma família adotiva. Diante de situação em que aparentemente é impossível sair vitorioso, Sam decide enfrentar o sistema da lei e estabelece um relacionamento não tão comum com Rita Harrison, uma poderosa advogada que inicialmente aceita o caso de graça apenas por ter sido desafiada por seus colegas.
Em meio às diferenças dos dois existem inúmeras semelhanças, o que demonstra a necessidade que o homem tem de amar e ser amado. Sam é compulsivo o que lembra a muito em Rita sua obsessão em se ver aceita pelo meio social em que vive. Seu espírito perfeccionista e sua jornada pelo sucesso a afasta de seu filho, o que vem a destruir de forma lenta seu casamento e sua auto-estima. Unidos, passam a se empenhar em convencer o sistema.
Ao longo desse processo, criam um vínculo que resulta num testemunho singular do poder do amor incondicional, onde os dois saem ganhando – Sam por recuperar a guarda de sua filha e Rita por aprender a dar valor às pequenas coisas da vida e perceber que seu filho é bem mais importante do que se sucesso egocêntrico.

Nenhum comentário: